sexta-feira, 16 de abril de 2021

Brazlândia terá 6ª Feira da Goiaba na próxima semana

 Feira será realizada no sistema drive thru entre os dias 21 a 25 de abril, com entrada gratuita


A tradicional Festa da Goiaba retorna adaptada como Feira da Goiaba em sua 6ª edição, prevista para os dias 21 a 25 de abril. Para se adequar à nova realidade da pandemia da Covid-19, a feira será realizada em sistema drive thru na Associação Rural e Cultural de Alexandre de Gusmão (Arcag), em Brazlândia. Visitações das 10h às 18h, com entrada gratuita.

O objetivo principal da 6ª Feira da Goiaba é divulgar a produção da fruta e estimular o seu consumo no DF, além de atrair novos mercados, promover a integração entre os produtores e proporcionar informações técnicas a respeito do manejo da goiaba. Entre as atrações da feira estão gastronomia, feira de artesanato e o espaço Empório da Goiaba, que contará com produtores rurais que comercializarão especialidades diversas, como doces, sucos, licores, tortas e geleias; tudo no formato drive thru. 

Em consequência da pandemia, a visitação se dará por ordem de chegada dos veículos e serão seguidos rigorosamente todos os protocolos de segurança sanitária, conforme as orientações do Governo do Distrito Federal e da Vigilância Sanitária: obrigatoriedade de uso de máscaras, aferição de temperatura de trabalhadores e visitantes na entrada do evento, uso de álcool em gel e distanciamento social.

A 6ª Feira da Goiaba é uma iniciativa da Arcag, Associação Cresce-DF e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF (Emater-DF). São parceiros da feira a Administração Regional de Brazlândia, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Secretaria de Turismo, Novacap, GDF, Governo Federal, e Polícia Militar.

Produção

Os produtores de goiaba do DF devem colher 8 mil toneladas da fruta neste ano, mantendo a média dos últimos três anos. A safra principal ocorreu no final de março – o segundo período de colheita, a “safrinha”, ocorre de setembro a outubro. O DF tem cerca de 100 produtores, com uma área total de quase 300 hectares plantados da fruta, 22,7% da área de plantio destinada à fruticultura na capital. A principal região produtora da fruta no DF é Brazlândia, concentrando 98% da área de cultivo. 

De acordo com a Emater-DF, a produção representa uma receita bruta de mais de R$ 10 milhões aos produtores da fruta e gera subprodutos apreciados pelo mercado. No DF, a produtividade da fruta é maior do que a média nacional. Os produtores locais colhem 27,5 toneladas por hectare, enquanto a média do país é de 26,4 toneladas por hectare.

Serviço:
6ª Feira da Goiaba
Data: 21 a 25 de abril de 2021
Horário: 10h às 18h
Local: Associação Rural e Cultural de Alexandre de Gusmão (Arcag)
Endereço: BR-080, quilômetro 13, Brazlândia
Entrada: gratuita
Classificação: livre
Informações: João Paulo (61) 98424-8537

*Com informações da Emater-DF

segunda-feira, 12 de abril de 2021

João Cardoso pede "desburocratização" da Anvisa para agilizar a distribuição da Sputnik V

 


Durante a décima reunião extraordinária da Comissão Especial da Vacina da Câmara Legislativa, realizada nesta quinta (8/4), o deputado distrital João Cardoso (Avante) pediu a "desburocratização" da Anvisa para agilizar a liberação da vacina Sputnik V no Distrito Federal.

De acordo com o parlamentar, que é autor da lei que institui o Dia Distrital de Luto e Memória pelas Vítimas do Novo Coronavírus no calendário oficial do DF, é grande a expectativa da liberação da vacina não só no DF, mas em todo o Brasil. O primeiro lote 100% brasileiro do imunizante russo Sputink V foi fabricado em Santa Maria (DF) pela União Química. Farmacêutica parceira do Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF) aguarda avaliação do pedido de uso emergencial da vacina no Brasil.

"O que está parecendo é que há uma burocracia na liberação da Anvisa. Espero que estes gestores se atentem para a situação dessa pandemia. As pessoas estão tendo suas vidas ceifadas todos os dias. Essa é uma notícia que acho que o DF todo está esperando", afirmou.

Na ocasião, o grupo aprovou convite ao secretário de Saúde do DF, Osney Okumoto, e ao subsecretário de Vigilância em Saúde, Divino Valero, para participarem de audiência pública sobre a execução do plano distrital de vacinação contra Covid-19. A expectativa é que o encontro aconteça já na próxima semana. O objetivo é ter um balanço do cenário de imunização no DF, bem como conhecer os próximos passos e expectativas

Luta contra a Covid-19

João Cardoso tem se destacado no combate à Covid-19, seja com a apresentação de diversas proposições voltadas para o tema, seja pelos constantes trabalhos de fiscalização. Tem sido um dos principais defensores e articuladores na inclusão de determinadas categorias profissionais nos grupos prioritários de vacinação, como rodoviários e metroviários, e políciais Civil e Militar. Também reivindicou a inclusão dos profissionais de odontologia e estagiários das categorias da Saúde na fila emergencial para a imunização.

Professor da Secretaria de Educação, o parlamentar tem se manifestado ainda contra o retorno das atividades presenciais na rede pública de ensino, enquanto todos os envolvidos não estiverem devidamente imunizados. É autor da lei 6.579/2020, que cria o Programa de Renda Temporária para os Educadores Sociais Voluntários durante a pandemia, e da lei 6.571/2020, que obriga o uso de máscaras de proteção e álcool em gel por motoristas e cobradores do Serviço de Transporte Público Coletivo do DF.

Com informações da Agência CLDF
Crédito da foto: Agência CLDF 


terça-feira, 6 de abril de 2021

Jardins Mangueiral finalmente terá parque ecológico

 

A Câmara Legislativa aprovou nessa terça (30/3) a criação do Parque Ecológico do Mangueiral, no Jardim Botânico. A garantia de uma unidade de conservação próxima ao Complexo da Papuda põe fim há quase uma década de disputas judiciais. De acordo com o projeto de lei 983/2020, de autoria do deputado João Cardoso (Avante), a poligonal do parque deve começar no balão de confluência da DF-001 (Estrada Parque Contorno – EPCT) com a DF-465. Proposta segue para sanção do governador Ibaneis Rocha (MDB).

De acordo com João Cardoso, que é auditor fiscal do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e tem como uma de suas principais bandeiras a preservação do meio ambiente, a iniciativa visa a proteção da biodiversidade local e também contribuirá com mais saúde, lazer e segurança para o bairro. Em 2019, o parlamentar promoveu uma audiência pública no Jardins Mangueiral para debater esta e outras questões de interesse da comunidade, como a falta de equipamentos públicos na região.

Segundo a Associação dos Moradores do Jardins Mangueiral (AMOR-JM), a conquista é “histórica”, tendo em vista que a reivindicação do parque é feita desde a criação do Jardins Mangueiral, em 2010. Moradores chegaram a fazer manifestações e ingressaram na Justiça para barrar novas construções na área destinada ao parque. Em 2016, o Ministério Público deu parecer contrário à expansão imobiliária pela importância da área verde na recarga de aquífero e ameaça de impermeabilização do solo, podendo agravar a crise hídrica no DF.

A poligonal deverá abranger uma área de aproximadamente 400 hectares, que vai do balão de confluência da DF-001 (Estrada Parque Contorno – EPCT) com a DF-465, até as instalações do Complexo da Papuda. Pela margem direita, irá contornar a área de segurança do Centro de Detenção Provisória até a junção com o Ribeirão Santo Antônio da Papuda. Deste ponto, a poligonal do parque segue pela margem esquerda do Córrego Bora Manso e depois em direção aos limites do Setor Habitacional Bonsucesso e o Setor Habitacional Mangueiral. Haverá ainda um espaço livre entre os lotes QC 08/09 e QC 10/11 até a junção com a DF-001, onde a poligonal se completa na confluência com a DF-465.